Lucas Almeida apresenta uma compilação de trabalhos realizados no 4º e 5º ano do curso de Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha no âmbito da disciplina de Animação.
O trabalho dividide-se em três partes. A primeira parte que começa com o prelúdio ou primeiras experiências e reflecte, como o nome indica, as primeiras experiências realizadas em 16mm. Daí em diante, o autor foi sempre acrescentando e arriscando novas técnicas e vendo o que resultava. Repetiu várias formas até chegar à abstracção, que é a segunda parte.
Esta segunda parte, a escatologia sagrada do acaso, tem origens em místicos processos esotéricos e técnicas orientais desconhecidas.
O último e solitário filme, fafen minutem, é uma animação realizada a aparo e tinta da china e teve como origens uma teimosia do autor em não fazer um story board. "Não queria perder tempo e comecei logo a desenhar com o professor sempre a chatear para fazer o story board, ou seja, para prever o que se iria desenrolar", explica Lucas. A banda sonora improvisada por João Alves, acrescenta, foi essencial para o resultado final. Esta é uma animação realizada "à pressa", confessa, numa altura em que teve a infelicidade de partir a mão direita quando estava prestes a acabar os últimos 500 frames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário