DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Homens Sensíveis


Em 2004, na disciplina de Laboratórios de Som e Imagem do curso de Jornalismo e Ciências de Comunicação da Universidade do Porto, foi proposta aos alunos a realização de uma curta-metragem por grupo. «Homens Sensíveis» foi realizado por Carlos Luís Ramalhão, com a preciosa assistência de Sofia Pissarro.
A curta-metragem nasceu da conjugação entre vários poemas da autoria do realizador, sendo que um – o que deu o título ao filme – deu o mote para a história. A ideia era, de uma forma irónica, por vezes cómica, retratar o medo das pessoas, não só de admitirem os seus sentimentos, como também de lidar com os sentimentos dos outros.
Dentro de um quarto, Graham, um escritor frustrado, vê da sua janela várias histórias que se vão unir numa só. À medida que se aproxima das suas personagens, desconhece que elas também se aproximam dele. Manuel Sensível é uma vítima de todos os problemas que a sensibilidade lhe traz. Luísa é uma bela mulher, frágil mas incapaz de lidar com as fraquezas que o seu coração não admite nos outros. O Inverno é o líder frio e impiedoso de um grupo de homens-máquina às suas ordens – os Filhos do Outono. Mas nem tudo é o que parece.

Ver biografia de Carlos Luís Ramalhão

Nenhum comentário: