DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Plano de Pormenor da Atalhada - Lagoa: para uma proposta de frente de mar


A arquitecta açoriana Celina Vale apresenta o Plano de Pormenor da Atalhada na faixa litoral sul, no concelho da Lagoa, S. Miguel. Esta proposta para a frente de mar, aprovada já pela autarquia, aposta na renovação da imagem daquela zona, privilegiando o espaço de passeio através da interacção entre a natureza e a construção. O projecto acompanha e prolonga o movimento da costa.
Está prevista a construção de uma zona de estar – praças, espaço lúdico e estacionamento -, equipamentos de apoio (restaurante e casa de chá) e piscinas, zona de habitação e comércio, zona pedonal arborizada e ciclovia. Pretende-se ligar a Marina ao Observatório de Vulcanologia, tendo a linha de água como referência de uma nova paisagem.
Na zona da Atalhada, servida já pela estrada regional e pela via rápida, a Avenida Litoral deverá assumir-se como futuro eixo viário estruturante da nova Frente de Mar.
Este é o terceiro de um conjunto de Planos de Pormenor para a Frente de Mar – depois do Plano do Portinho de Recreio de São Pedro e do Plano da Relvinha.
Estes Planos resultam de um esforço concertado da Câmara Municipal para a revitalização e relançamento da Lagoa no plano económico e cultural. O concelho quer afirmar-se, através da promoção da sua qualidade ambiental e proximidade com o mar, como alternativa à oferta de Ponta Delgada, com espaços de lazer, desporto e cultura.

Ver biografia de Celina Vale

Nenhum comentário: