DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Celina Vale


Celina Maria Couto do Vale nasceu em 1976, na Quinta do Anjo, em Palmela. Licenciou-se em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em 2001.
Colaborou na organização do Arquivo do Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores (Setembro de 1999).
Entretanto, terminada a Licenciatura no Porto, Celina frequentou o Curso de Urbanística II, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Veneza, em Itália (2002/ 2003).
Nos tempos de faculdade na Invicta, integrou o elenco do “Teatro de Arquitectura da Universidade do Porto - TAP” (1995/1996).
É professora da Faculdade de Arquitectura da Universidade dos Açores desde 2004 e directora do Curso de Arquitectura desde 2005. Preside à Comissão Pedagógica da licenciatura e é representante da Universidade dos Açores no Conselho Municipal de Urbanismo.
Entre 2002 e 2003, participou em projectos tão variados como a Operação de Loteamento de Sertão, em Amares, Braga, ou o Plano de Pormenor da Atalhada, que agora apresenta no âmbito do Festival Festa Redonda.
Em Itália, teve oportunidade de colaborar, ao abrigo da Bolsa Europeia Leonardo da Vinci, com um dos professores da Universidade de Veneza, Alberto Cecchetto, com quem projectou diversos espaços públicos e respectivos equipamentos urbanos, terminando o estágio com a Reestruturação e Ampliação das Caves de Vinho Serre, depois de elaborado o Plano Urbanístico de Recuperação do respectivo Complexo Vinícola .
Desde o Verão de 2003 que a arquitecta Celina Vale mantém gabinete próprio. Projectou, nos Açores, o Aldeamento Turístico da Quinta do Monte - Lagoínhas, ilha de Santa Maria (programa base), o Espaço Público na entrada nascente da Freguesia da Maia - Maia, S. Miguel, e a Ampliação da Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada, S. Miguel (projectos em execução). Celina desenvolve projectos pontuais na área do Design, como a colecção de selos intitulada "Janelas do Futuro" que propôs para o Plano de Emissões Filatélicas de 2007.

Nenhum comentário: