DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Sentir o Azul


Tão importante como ver uma peça é senti-la, vemos a mesma peça de forma diferente, porque a sentimos de forma diferente.
Neste trabalho pretendi explorar a necessidade de proximidade e mesmo contacto físico sujeito/objecto para uma completa consciencialização da escultura cerâmica e da mensagem que esta pode conter, nem sempre inteligível apenas ao olhar.
Este jogo da sedução sujeito/objecto é proporcionado através da forma, arredondada e envolvente, de superfície lisa, e das frases poéticas escritas nas peças, em Braille, numa interpretação muito própria (os pontos não são perfeitamente redondos nem da mesma dimensão e no seu interior tem uma concavidade quase sempre colorida).
A instalação de escultura cerâmica é constituída por nove peças, uma alusão óbvia às nove ilhas do arquipélago dos Açores, com forma e dimensões variáveis.
As frases poéticas, escrita em Braille, em cada uma das peças, foram retiradas de nove poemas de Vitorino Nemésio, do livro “Nem toda a noite a vida”.
Os poemas escolhidos foram “Dunas”, “O Ovo”, ” Soneto Quebrado, “A Ave e a Serpente”, “Madrigal”, “Segunda Vaga Verde”, “Hora”, “Cantar de Amor”e “Quadrante”.
As peças expostas no chão assumem uma posição relativa sensivelmente idêntica à disposição das ilhas no mar.

Ver biografia de Isabel Sousa Carvalho

Nenhum comentário: