DESTAQUE: Junta de Freguesia de Ribeira Chã adquire obras do Festa Redonda para nova sede. Ver Iniciativas
Aceitamos propostas de projectos na área da Escultura e Cinema.

O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.

O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.

As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.

Esta é uma iniciativa da Associação Cultural Festa Redonda, criada com um objectivo que ultrapassa a realização deste evento único: ajudar a desenvolver regiões e comunidades, através da Arte e da Cultura, levando a locais isolados artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais que, de outra forma, não seriam aí acessíveis.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Super 8 Series



Numa altura em que a mesclagem e mestiçagem do cinema com outras correntes artísticas se assume como algo cada vez mais automatizado, as Super 8 Series surgem da exploração e manipulação exponencial do material usado. O acto criativo, parte de uma base de imagens, vulgo found footage, e vai de encontro aos cânones da filosofia punk; a inversão e a subversão como procura de dar lugar a novas e diversas leituras, a exploração de diferentes modos de visionamento e as reacções intrínsecas a cada indivíduo.
A consciência de uma entidade para além da narrativa faz com que surja uma certa tensão entre a representação e a abstracção conceptual, relação que provoca uma experiência cinematográfica totalmente visual e que varia de indivíduo para indivíduo. Da insubordinação da composição resulta uma (in)consciente manipulação psicológica. Da insubmissão da repetição e do ritmo surge a hipnose.
As Super 8 Series partem, no seu âmago, da relação entre a imagem e o som e da manipulação directa no frame criada a partir das expectativas e dos resíduos visuais.

Super 8 Series #1 – The Legendary Tiger Man
Super 8 Series #2 – Phoebus [c/ versão instalação]
Super 8 Series #3 “Memory” – Panda Bear

Ver biografia de Pedro Maia

Mais informação na página do autor

Nenhum comentário: