Peter Hutton nasceu em 1944 em Detroit, Michigan. É um realizador experimental, conhecido sobretudo pelos seus retratos cinematográficos silenciosos de cidades e paisagens de todo o mundo. Também trabalhou profissionalmente, destacando-se a colaboração com o seu antigo discipulo Ken Burns. Hutton estudou pintura, escultura e cinema no San Francisco Art Institute. Já deu aulas de cinema em várias instituições, onde foi director, desde 1985, da formação em Cinema e Artes Electrónicas: Hampshire College, Universidade de Harvard, Suny Purchase e Bard College. Os filmes de Hutton são distribuidos pela Canyon Cinema em San Francisco.
O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009.
O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.
As mostras de Arquitectura/Design, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Literatura, Música, Pintura e Teatro vão correr os Açores durante ano e meio, numa lógica de festival itinerante. Cada Arte estará em cada ilha por um período máximo de dois meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário